Olimpíada da Floresta: jogos integram crianças ribeirinhas

No final de outubro de 2016, um projeto inovador voltado para o esporte foi realizado pelo projeto de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente Ribeirinho do Amazonas (Dicara), com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS): a 1ª Olimpíada da Floresta disputada no Núcleo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, 330 quilômetros de Manaus.

Foram várias de 200 jovens competindo em diversas modalidades. Vôlei, queimada, canoagem, salto à distância, corrida com saco e atletismo foram algumas das modalidades do evento.

Ao todo, foram 12 comunidades participantes. Entre elas, as de São Francisco do Caribi, Maracarana, Jacarequara, Núcleo da Reserva, Cesaréia, Nossa Senhora do Livramento, Comunidade das Pedras, Monte das Oliveiras e Uatumã.

aaa1

Segundo Eduardo Costa Taveira, superintendente Técnico-Científico da FAS destacou a importância do evento nas ações do projeto desenvolvidas na região. “Essa primeira Olimpíada é fruto do processo do DICARA de garantir os direitos voltados ao esporte e educação para as populações ribeirinhas, principalmente na faixa etária de 6 a 17 anos que é o foco do projeto”, afirma.

Taveira disse ainda que o evento tem um grande potencial de integração. “Com os resultados que estamos vendo aqui, temos uma boa expectativa de como pode ser no futuro a participação ativa das comunidades ribeirinhas em atividades como essa, que reforçam o lúdico. É uma oportunidade de se integrar às estratégias das escolas ribeirinhas, aliando esporte, educação e meio ambiente”

Já para Ademar Cruz, coordenador do projeto DICARA, em entrevista ao portal FAS, a ideia ousada de realizar uma Olimpíada na floresta veio de uma reunião de planejamento junto com os comunitários e tem um enorme potencial entre os jovens.

Sobre o Dicara

O Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) desenvolve ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Unidades de Conservação (UC) no Amazonas. As atividades são desdobradas em componentes que complementam as iniciativas do Programa de Educação e Saúde da FAS uma vez que atendem crianças em idade pré-escolar, com vistas às garantias básicas de direitos para essa faixa etária.

Mais informações: http://fas-amazonas.org

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: