EUA causam revés em Acordo Climático

Um dos mais importantes acordos firmados nos últimos anos por 195 países, o Acordo de Paris (COP21), que destina-se à substituir o Protocolo de Kioto em 2020, já causou o seu primeiro revés.

Os Estados Unidos estão decidindo se se retiram ou não do Acordo. O intuito da Casa Branca é fazer com que os temas propostos, principalmente sobre o de mudança do clima, entre na pauta da reunião de cúpula do G7, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio, na Itália.

Dentro do Acordo de Paris assinado em 2015, os EUA se comprometeram a reduzir até 2025 as emissões de efeito estufa entre 26% e 28% em relação aos níveis de 2005.

Tal posição causou um viés e países como a Alemanha, por exemplo, pede para os Estados Unidos não abandonem o Acordo.

De acordo com a imprensa internacional, o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, pediu nesta semana ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, que defenda em Washington a manutenção do país no Acordo de Paris contra a mudança climática.

A cidade de Bonn, na Alemanha, está se preparando para realizar a Conferência do Clima, que acontecerá em novembro.

Nesta semana está acontecendo um reunião técnica na cidade alemã. O objetivo será uma oportunidade para que os países mostrem avanços na implementação dos planos nacionais para acordar os objetivos estabelecidos na convenção de Paris. Além disso, serão abordadas também questões de intercâmbio tecnológico e financeiras.

Entre os principais tópicos abordados no Acordo de Paris, estão: países devem trabalhar para que o aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC; países ricos devem garantir financiamento de US$ 100 bilhões por ano; não há menção à porcentagem de corte de emissão de gases-estufa necessária; Acordo deve ser revisto a cada 5 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: