Países que trabalham pela conservação da vida selvagem

Por incrível que parece, os países que mais trabalham para preservar a vida selvagem não são os países ricos. De acordo com os dados publicados na Ecologia Global e Conservação, os países que mais se preocupam estão na África, depois Ásia, Europa, América do Norte e, por último, América do Sul.

Apesar de enfrentar uma série de desafios domésticos, como a pobreza e a instabilidade política, a África foi considerada a região que mais prioriza a preservação da vida selvagem e contribui para a conservação dos animais em todo o mundo.

Lá, quatro países — Botsuana, Namíbia, Tanzânia e Zimbabwe — estão no topo da lista, ao lado do Butão. Aproximadamente, um quarto dos países da Ásia e da Europa foram classificados como significativamente abaixo do desempenho em seu compromisso com a proteção da vida selvagem.

De acordo com a pesquisa, 90% dos países da América Central e do Norte e 70 por cento dos países da África ficaram acima da média de classificação por seus esforços de conservação da vida selvagem.

No levantamento de dados apresentados levaram-se em conta três quesitos principais: a) a proporção do país ocupado por grandes animais (países com mais espécies abrangendo uma maior área têm maior pontuação); b) a proporção de espécies grandes que são protegidas (quanto maior a proporção, mais alta a pontuação); c) e a quantia investida em atividades de conservação em relação ao PIB, tanto internamente quanto internacionalmente.

Os números apontam também que nos países pobres, além de enfrentar os desafios domésticos de pobreza e de instabilidade política, eles valorizam mais a vida selvagem: além da importância ecológica e ambiental, há também a importância do turismo fundamental para suas economias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: